Bloco Abalô-Caxi na Praça da Estação - Santa Tereza Tem
Logo

Bloco Abalô-Caxi na Praça da Estação

O pré-carnaval da cidade já começou e os blocos se preparam para a grande festa que acontecerá em março. Os ensaios abertos e gratuitos: o Bloco Abalô-Caxi, ocupa neste domingo, dia 26 de janeiro, às 15h, a Praça da Estação, espaço central e simbólico para o festejo mineiro.

Durante os ensaios o grupo trabalha novas músicas no repertório que traz brasilidades, com canções do tropicalismo e MPB, entre elas, lançamentos recentes como Numa Ilha, de Marina Sena. As músicas ganham novas roupagens com a bateria que é composta por surdos, repiques, caixa, agogô e xequerê. Entre os novos estilos introduzidos aos músicos neste ano está o Reggaeton que tem suas raízes na música latina e caribenha.

SULEAR – Arco-íris Tropical

O bloco Abalô-Caxi trará em seu cortejo de Carnaval de 2025, o tema “” que propõe um resgate cultural, político e estético que celebra as raízes afro-brasileiras, indígenas e latinas, com foco especial na inclusão da população LGBTQIAPN+. Inspirado pelo movimento antropofágico, o bloco busca desconstruir a hegemonia cultural eurocêntrica, colocando o Sul no centro das narrativas.

Foto Ronaldo Alves

O Abalô-Caxi, criado em 2017, é conhecido por suas performances vibrantes e engajadas, trazendo a essência da cultura mineira para as ruas, embalados por um repertório recheado de músicas brasileiras. O bloco tem como proposta transformar o Carnaval em um espaço de diálogo, onde a arte se mistura à luta por respeito, igualdade e visibilidade aos grupos minoritários.

Seu primeiro desfile aconteceu no Horto, próximo ao antigo bar Zona Last, quando ainda utilizava o nome Alô Abacaxi, e desde então o bloco já desfilou por diferentes pontos da cidade. No último ano, o grupo arrastou 60 mil foliões pelas ruas com o tema “Amor por princípio”, saindo na manhã de domingo na Avenida Amazonas, com uma bateria que contou com 317 participantes.

Desde sua criação, o Abalô-Caxi somando suas vozes e bateria a um Carnaval inclusivo e de luta característico de Belo Horizonte. Com suas raízes na diversidade mineira, o bloco incorpora elementos das culturas afro-latinas e indígenas, celebrando a pluralidade de vozes e histórias que compõem a identidade brasileira. O cortejo de 2025 promete ser ainda mais especial, com performances que refletem a potência artística e política de sua proposta, incluindo novas alas no desfile.

Serviço
Bloco Abalô-Caxi – Segundo Ensaio de 2025
Data: 26/01, domingo
Horário: às 15h
Local: Praça da EstaçãoEntrada: Gratuita
Cortejo Abalô-Caxi 2025 – “SULEAR – Arco-íris Tropical”Data: 02/03

Anúncios